Mensagem do dia 01 / 04 / 2005: A verdade

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.(João capítulo 8, versículo 32)
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.(João capítulo 14, versículo 6)
Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.(João capítulo 17, versículo 17)

Como se diz comumente: a verdade é a melhor política. Ela traz a verdeira liberdade ao cativo. E a verdade está contida na palavra de Deus, como Jesus disse aos seus discípulos. Ela sempre prevalece e santifica aqueles que a praticam e a proferem. Andar na verdade é andar na luz, e quem anda na luz não tropeça.

 

Mensagem do dia 04 / 04 / 2005: Tentando entender o tamanho de Deus...

Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera. (Efésios capítulo 3, versículos 14 a 20)

Como poderemos avaliar o tamanho do nosso Deus? Paulo escreveu à igreja de Éfeso, algumas palavras sobre esse assunto, mostrando como o tamanho e o poder do Senhor não tem limites, é infinito. Excede o nosso entendimento! Disse que se Cristo habitar em nossos corações poderemos entender o que isso significa, entenderemos o tamanho de nosso Deus: infinito em fazer, em operar maravilhas para todo aquele que crer Nele, e que nos dá muito mais do que possamos pedir ou sequer imaginar. Porisso devemos confiar a Ele o nosso presente e o nosso futuro, pois o Senhor sabe o que é melhor para nós, e a Seu tempo nos dará o que realmente precisamos. Temos que confiar Nele e em seu infinito poder! Ele nos dará muito mais do que poderemos imaginar e na hora certa para recebermos, nem antes e nem depois!

 

Mensagem do dia 05 / 04 / 2005: Anime-se

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João capítulo 16, versículo 33)

Jesus mesmo disse que neste mundo teríamos aflições, problemas, dificuldades a vencer. Mas Ele venceu, e nos quer dar todo o incentivo para que vençamos também. Se não houvessem esses pequenos entraves, nossa vida não teria a menor graça! Em Deus, em Jesus, temos a fonte inesgotável de forças para vencermos os obstáculos que aparecerem à nossa frente. Não desanime, o próprio Jesus, teve muitas dificuldades em sua ligeira passagem pela terra e se saiu vencedor. Confie em Deus! Faça por meio de oração com que o Senhor saiba do que está lhe afligindo neste momento, e a vitória virá com certeza!

 

Mensagem do dia 06 / 04 / 2005: Leitura e visão do salmo 23

O SENHOR é o meu pastor... ISTO É RELACIONAMENTO !
nada me faltará... ISTO É SUPRIMENTO !
Deitar-me faz em verdes pastos... ISTO É DESCANSO !
guia-me mansamente a águas tranqüilas. ISTO É REFRIGÉRIO !
Refrigera a minha alma;... ISTO É CURA !
guia-me pelas veredas da justiça,... ISTO É DIREÇÃO !
por amor do seu nome... ISTO É PROPÓSITO !
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte,... ISTO É PROVAÇÃO !
não temeria mal algum,... ISTO É PROTEÇÃO !
porque tu estás comigo; ISTO É FIDELIDADE !
a tua vara e o teu cajado me consolam... ISTO É DISCIPLINA !
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos,...ISTO É ESPERANÇA !
unges a minha cabeça com óleo,... ISTO É CONSAGRAÇÃO !
o meu cálice transborda... ISTO É ABUNDÂNCIA !
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida;... ISTO É BÊNÇÃO !
e habitarei na casa do Senhor... ISTO É SEGURANÇA !
por longos dias... ISTO É ETERNIDADE !
(Texto adaptado, recebido por e-mail, sem autor, mas com certeza inspirado pelo Espírito Santo de Deus)

 

Mensagem do dia 07 / 04 / 2005: Conhecimento de Deus

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. (Oséias capítulo 6, versículo 3)
Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.(Romanos capítulo 1, versículo 19)

Deus quer que nós busquemos conhecê-Lo. E aquele que busca conhecer ao Senhor, acaba por tirar toda a angústia do seu coração, toda a ansiedade que o mundo tenta lhe impor em sua mente. É que o conhecimento de Deus lhe traz paz e tranquilidade em seu viver. A palavra de Deus, que reflete o conhecimento do Senhor para os homens, mostra através de milhares de promessas escritas, que o homem não precisa ficar ansioso por nada. Deus se revela ao homem em qualquer situação, desde que ele peça este conhecimento, esta sabedoria divina. Ele quer que o homem ande com fé, de vitória em vitória, de glória em glória, e reconheça que tudo isso vem do Senhor. Deus abençoa quem tem essa sede de transformação, quem busca o conhecimento Dele! Busque-O e sua vida será transformada com a manifestação do poder do Senhor!

 

Mensagem do dia 08 / 04 / 2005: Capacidade realizadora

Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. (Provérbios capítulo 16, versículo 3)
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. (Salmos capítulo 139, versículo 23)

A bênção de Deus é que nos capacita para realizar. Muitos ficam a pensar, a planejar as coisas para o futuro. E muitos mesmo tendo planejado tudo direito, não conseguem realizar o que pretendem. O segredo do realizar está em ter a bênção, a unção de Deus, e fazer conhecidos os nossos pensamentos, os nossos planos para o Senhor, através de oração e jejuns. Desse modo as coisas saem da nossa mente e do papel e tomam forma e cor, basta aguardar a hora certa do realizar. Essa capacidade realizadora, certamente o Senhor lhe dará! Peça-a a Ele!

 

Mensagem do dia 11 / 04 / 2005: Sinais, prodígios e maravilhas

Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas.(2 Coríntios capítulo 12, versículo 12)
Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém. (Marcos capítulo 16, versículos 14 a 20)

Como sabemos que o Senhor está conosco, em nossas vidas? Basta observarmos os sinais de Deus! Jesus depois que ressuscitou, apareceu a seus discípulos e lhes disse que sinais os iriam acompanhar, para que eles tivessem a certeza de que o Espírito Santo estaria com eles enquanto vivessem. Estes sinais ainda hoje acompanham aqueles que crêem em Deus, que tem fé no Senhor. Suas vidas são transformadas, restauradas, nada poderá lhes fazer ma
l, o inimigo não os pode vencer ou deter. Deus está com eles! Estes sinais confirmam a sua palavra que é a verdade vinda dos céus! Ao ler a Bíblia você vê muitos personagens históricos que fizeram grandes coisas em nome do Senhor: eram os sinais e milagres que os acompanhavam e testemunhavam do poder de Deus para todo o povo. Hoje a história é a mesma! Aqueles que seguem ao Senhor, vêem os sinais de Deus ocorrendo ao seu redor! Deus é o mesmo, nunca mudou! Posicione-se como discípulo do Senhor e você também verá tudo isso em seu viver!

 

Mensagem do dia 12 / 04 / 2005: Posicionamento é tudo

Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós.
E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da aliança, e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca da aliança, e foram andando adiante do povo.
E o Senhor disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo.(Josué capítulo 3, versículos 5 a 7)
Tomai, pois, agora doze homens das tribos de Israel, de cada tribo um homem; Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do Senhor, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas.(Josué capítulo 3, versículos 12 e 13)

Josué fora chamado por Deus para ficar no lugar de Moisés, como seu sucessor, e liderar o povo na conquista da terra prometida. E a partir do momento em que ele se santificou, ou seja, se separou para Deus, o Senhor começou a engrandecê-lo, para que todo o povo soubesse que Deus estava com ele. A partir dessa decisão, desse posicionamento de Josué, o Senhor começou a operar milagres como os que havia realizado com Moisés. Atravessaram as águas do rio Jordão em seco! Foi uma situação muito parecida à que Moisés liderou ao atravessar o Mar Vermelho. Tudo isso começou a partir de um posicionamento de Josué em santificar-se ao Senhor. A sua vida pode mudar a partir de um posicionamento. Posicione-se para Deus, e você verá muitos prodígios acontecerem em sua vida, assim como nos tempos de Josué! Lembre-se que Deus não mudou, desde aqueles tempos até hoje, Ele é o mesmo, e age na vida das pessoas da mesma forma!

 

Mensagem do dia 13 / 04 / 2005: Posicionamento é tudo (parte 2)

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Efésios capítulo 6, versículo 12)
O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. (Salmos capítulo 34, versículo 7)

O seu posicionamento perante Deus é que faz a diferença! Pelo seu posicionamento, o mundo espiritual fica sabendo exatamente de que lado você está. Como a nossa luta não é contra a carne ou sangue, ou seja, não é contra pessoas, mas contra hostes espirituais, invisíveis, que não enxergamos, precisamos estar do lado certo, do lado de Deus e de seus anjos. Pois o Senhor manda anjos se acamparem ao redor daqueles que o temem, para o protegerem e o livrarem de todo o mal. Temer a Deus, significa isso: posicionar-se em Deus.

 

Mensagem do dia 14 / 04 / 2005: Inteireza de coração e as decisões da vida

O Senhor tornou a aparecer a Salomão; como lhe tinha aparecido em Gibeom. E o Senhor lhe disse: Ouvi a tua oração, e a súplica que fizeste perante mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o meu nome para sempre; e os meus olhos e o meu coração estarão ali todos os dias.
E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos,
Então confirmarei o trono de teu reino sobre Israel para sempre; como falei acerca de teu pai Davi, dizendo: Não te faltará sucessor sobre o trono de Israel;(1 Reis capítulo 9, versículos 2 a 5)

Deus vê o nosso coração, a nossa sinceridade, e não a nossa aparência, porisso é que Ele não se engana a nosso respeito. Deus falou ao rei Salomão, que se ele andasse em inteireza de coração diante de Deus, assim como seu pai Davi, seu trono seria confirmado perante o Senhor e não faltariam sucessores no trono de Israel, ou seja, seu reinado seria próspero, e seus descendentes seriam seus sucessores, mantendo a linhagem familiar no trono. Imagine quantas decisões um rei precisa tomar em seu reinado! Salomão tinha que buscar sabedoria no Criador. Deus quer exatamente isso de nós nos dias atuais, que tenhamos um coração reto e íntegro, e que guardemos em nossos corações os seus mandamentos e os sigamos. Sempre que você tiver uma incerteza numa decisão a tomar, num caminho a seguir, procure decidir com base nos mandamentos de Deus, não importa o assunto, o Senhor lhe orientará! Foi para isso que a palavra de Deus foi escrita, para nos orientar através dos exemplos constantes nela, e nos aconselhamentos que ela contém.

 

Mensagem do dia 15 / 04 / 2005: Nosso alimento, de onde deve vir?

Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. (Salmos capítulo 37, versículo 3)
NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João capítulo 1, versículos 1 e 14)
Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim. (João capítulo 6, versículo 57)

Aquele que se alimenta das promessas de Deus, não se abala com os problemas, não deixa a tristeza abatê-lo, não se desespera em nenhum momento, pois sabe que o Senhor está com ele! Nosso alimento diário deve vir de Jesus! Jesus é o Verbo, é a palavra de Deus! É nela que encontramos força para nosso viver, para nossa batalha diária. Não dê ouvidos ao inimigo, que através de pessoas com maus propósitos, ou de notícias, quer que você se abale, se desespere. Coloque sua confiança nas promessas de Deus, elas é que vão alimentá-lo em todos os momentos de sua vida. Poderão vir tristezas, mas elas não durarão mais que uma noite, pois com o amanhecer as misericórdias do Senhor se renovam, e a alegria voltará, com toda a certeza na vida daquele que confia em Deus! Alimente-se da palavra!

 

Mensagem do dia 18 / 04 / 2005: Jogada inteligente

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. (Salmos capítulo 90, versículo 12)

Recebemos este texto por e-mail, que desconhecemos o autor, e queremos compartilhar:
"Realmente não é verdade que você esteja destinado a ser sempre um perdedor na sua vida aqui na terra. Todas as portas estão abertas a você. Se você tomar a decisão certa, com certeza vencerá.
No xadrez é importante que você pense além da próxima jogada, isto é, que você pense nas conseqüências que ela poderá ter.
No Salmo 90:12 a Bíblia diz: " Ensina-nos a contar nossos dias, para que alcancemos coração sábio."
A Jogada Inteligente é feita por aquele que lembra que um dia terá de morrer e então prestar contas de tudo que tiver feito aqui na terra.
Há duas pessoas que são mencionadas na Bíblia que nos servem de exemplo de ação e decisão e de padrão para julgar se nossas decisões foram prudentes ou não. Em Lucas 23:39 lemos sobre os dois criminosos que foram crucificados junto com Jesus. ( Aliás, esta é a verdade sobre nós diante de Deus. Todos somos criminosos diante de Deus. Diz a Bíblia que não há justo, nem um sequer... )
Um dos criminosos blasfema e diz: " Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo...".
O outro, tão culpado quanto o primeiro, diz: " Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós na verdade com justiça, porque recebemos o castigo que nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te mim quando vieres no teu reino."
Esta é a jogada inteligente, que leva a vitória: arrepender-se de seus pecados, isto é, reconhecê-los e pedir perdão por eles.
Você fará ESTA Jogada Inteligente na sua vida, reconhecendo e arrependendo-se de seus pecados diante de Deus ?
Jesus respondeu o seguinte ao criminoso que tomou esta decisão: " Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso."
Será que ele pode responder a mesma coisa a você ?
Jesus só deu resposta ao criminoso que reconheceu e confessou sua culpa.
Faça uma Jogada Inteligente, que o levará à maior vitória, isto é, a uma vida com Jesus agora e para toda a eternidade, pedindo a SUA misericórdia e arrependendo-se de seus pecados."

 

Mensagem do dia 19 / 04 / 2005: A nossa força

Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires poder; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia. (Deuteronômio capítulo 8, versículo 18)
E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (Colossenses capítulo 3, versículo 17)

A nossa força para viver, para conquistar, para avançar, vem do Senhor! Aquele que olha para o Senhor, e planeja obter coisas para Deus, almeja construir mais e mais para Ele, acaba tendo seus propósitos confirmados pelo Senhor, e tem sua disposição aumentada, seu ânimo fortalecido. O próprio Deus irá fortalecê-lo! Seus objetivos se confundirão, ou melhor, se mesclarão com os do Senhor, e você será Seu instrumento aqui na terra! Procure descobrir o que Deus quer que você faça. Ele tem um plano para você! E quer te dar força, disposição para executá-lo! Se você estiver doente, Ele o curará para que você possa trabalhar para Ele. Sua aparente incapacidade, se transformará pela unção de Deus, em capacidade realizadora. Coloque esse firme propósito em seu coração, o de trabalhar para Deus, em tudo o que fizer! Ele irá lhe mostrar as áreas que você poderá atuar nesse sentido e potencializará o que for necessário para você!

 

Mensagem do dia 20 / 04 / 2005: Buscar a Deus

Disponde, pois, agora o vosso coração e a vossa alma para buscardes ao Senhor vosso Deus; (1 Crônicas capítulo 22, versículo 19a)
Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus. (Filipenses capítulo 2, versículo 21)
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hebreus capítulo 11, versículo 6)

Coloque em seu coração um firme propósito: o de buscar a Deus. E faça disso uma atitude constante, pois o Senhor mesmo promete que você o encontrará, e que Ele é galardoador, ou seja, abençoador daqueles que O buscam. Esse ato de busca aumentará sua comunhão com o Criador, e você O conhecerá melhor. Que seja este o seu estilo de vida: buscar ao Senhor. Seja diferente da maioria das pessoas, que buscam apenas o que é seu, e não as coisas de Deus. Esse empenho de sua parte se reverterá em bênçãos para você e para os seus.

 

Mensagem do dia 25 / 04 / 2005: A alegria duradoura

Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações, e na sua glória vos gloriareis. Em lugar da vossa vergonha, haveis de ter dupla honra; e em lugar de opróbrio exultareis na vossa porção; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria. (Isaías capítulo 61, versículos 6 e 7)
Os discípulos, porém, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. (Atos capítulo 13, versículo 52)
Porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo. (Romanos capítulo 14, versículo 17)

A nossa alegria deve durar para sempre e não por alguns momentos. É o que Deus quer para nós, que nossa alegria seja perpétua. Os instantes de tristeza não se compararão aos tempos de alegria ininterrupta. Quando Jesus subiu aos céus, deixou aqui na terra para nós o Espírito Santo para nos dar a alegria, uma alegria sem fim. Não deixe que o inimigo lhe faça infeliz, saiba que Deus está aqui, através do Espírito Santo para o alegrar. Nossa vida deve se basear nisso, na justiça, na paz e na alegria que vem de Deus, que como nosso pai e protetor, quer o melhor para seus filhos!

 

Mensagem do dia 26 / 04 / 2005: Compromisso

E habitareis na terra que eu dei a vossos pais, e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. (Ezequiel capítulo 36, versículo 28)

Deus é um Deus de compromisso, de fidelidade para com os seus! Se nós escolhermos ser seu povo, Ele será o nosso Deus. Povo de Deus, não foram somente aqueles que andaram no deserto, após sairem da escravidão no Egito, os hebreus, mas aqueles que O tem como Senhor. E se sentem como sendo ovelhas de seu rebanho, e tem um Pastor, que zela por eles, que cuida dos seus entes queridos, de tudo o que possuem para seu viver. Eles ouvem a Sua voz, e por Ele também são ouvidos! É uma questão de compromisso da criatura com o criador, pois a parte de Deus, Ele faz, e faz bem feito!

 

Mensagem do dia 27 / 04 / 2005: Armadura de Deus

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. (Efésios capítulo 6, versículos 11 e 13)

A nossa vida é uma guerra! Há obstáculos e inimigos a vencer o tempo todo, decisões a tomar e trilhas a seguir. Precisamos de ajuda em nosso caminhar, em nosso viver para conseguirmos vencer. Como soldados em batalha, devemos andar preparados para a luta e para isso devemos nos revestir com a armadura de Deus. A proteção do Senhor é que nos faz andar de vitória em vitória. Busque essa proteção através da oração, e você sentirá a diferença em seu viver!

 

Mensagem do dia 29 / 04 / 2005: Olhe para cima

Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. (Tiago capítulo 1, versículo 17)

Recebemos este texto por e-mail e queremos compartilhar.
"Se você colocar um falcão em um cercado de um metro quadrado e, inteiramente aberto por cima, o pássaro, apesar de sua habilidade para o vôo, será um prisioneiro.
A razão é que um falcão sempre começa seu vôo com uma pequena corrida em terra. Sem espaço para correr, nem mesmo tentará voar e permanecerá um prisioneiro pelo resto da vida, nessa pequena cadeia sem teto.
O morcego, criatura notavelmente ágil no ar, não pode sair de um lugar nivelado. Se for colocado em um piso complemente plano, tudo que ele conseguirá fazer é andar de forma confusa, dolorosa, procurando alguma ligeira elevação de onde possa se lançar.
Um zangão, se cair em um pote aberto, ficará lá até morrer ou ser removido. Ele não vê a saída no alto, por isso, persiste em tentar sair pelos lados, próximo ao fundo. Procurará uma maneira de sair onde não existe nenhuma, até que se destrua completamente, de tanto atirar-se contra o fundo do vidro.
Existem pessoas como o falcão, o morcego e o zangão: atiram-se obstinadamente contra os obstáculos, sem perceber que a saída está logo acima. Se você está como um zangão, um morcego ou um falcão, cercado de problemas por todos os lados, olhe para cima. E lá estará DEUS, a ajudá-lo." (De Magy)

 

 Volta para página inicial