Mensagem do dia 02 / 01 / 2005: Esforça-te

Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. (Josué capítulo 1, versículos 5 e 6)

Um novo ano se inicia, novos desafios, novos obstáculos a transpor, novas decisões a tomar, novas esperanças se vislumbram no horizonte. Josué havia sido escolhido como sucessor de Moisés, para fazer o povo hebreu entrar na terra prometida. Nessa nova etapa do avanço de seu povo, Deus fala a Josué para que ele se esforçasse, pois o Senhor de modo algum o desampararia. Neste momento, no início do ano, Deus também quer nos falar que devemos nos esforçar, pois Ele sempre estará conosco por onde quer que andemos! Nós devemos baseados nesta palavra, nos animar e avançar. O ano novo traz novos desafios a vencer, mas o Senhor estará sempre ao nosso lado para nos ajudar, assim como esteve com Josué! Creia que esta palavra também é para você!

 

Mensagem do dia 04 / 01 / 2005: Andando com Deus

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.(Josué capítulo 1, versículo 9)

Deus falou a Josué que estaria com ele, andando com ele, aonde quer que ele fosse! Josué estava diante de uma situação que poderia amedrontá-lo, espantá-lo: teria que conduzir todo o povo hebreu para a terra prometida, que era habitada por muitos povos diferentes e de culturas diferentes, e isto era um desafio sem igual. Teria que conquistar novas terras, atravessar o Jordão e conquistar Canaã! Mas Deus disse que estaria com eles, então não precisariam temer nada! Esse andar com Deus foi se tornando cada dia mais evidente ao povo, pois a mão poderosa do Senhor se manifestava trazendo as vitórias que eles precisavam no seu avançar. Deus tem um plano para a sua vida também, e se você andar com Ele, verá sua mão poderosa fazer a grande diferença em seu viver! E viver é isso, superar obstáculos, avançar, obter experiências pelo caminho, e sentir a presença do Senhor lhe ajudando e lhe orientando.

 

Mensagem do dia 05 / 01 / 2005: A bondade

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.(Gálatas capítulo 5, versículo 22)
Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho.(Salmos capítulo 37, versículo 23)

Jesus ao subir aos céus depois de haver ressuscitado, deixou aqui na terra o seu Espírito Santo. Um dos frutos do Espírito Santo é a bondade. E como filhos de Deus, o Senhor quer que nós sigamos seu exemplo de bondade. Isto será bom para nós pois além de estarmos ajudando ao próximo, nos trará uma grande recompensa: nossos passos serão confirmados pelo Senhor! O que fizermos, Deus colocará seu aval de confirmação, e nos apoiará. E com apoio de Deus, nossos objetivos serão mais facilmente alcançados!

 

Mensagem do dia 06 / 01 / 2005: Vitórias

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão.
Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo.
Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.(Isaías capítulo 41, versículos 10 a 13)

Que maravilha é ter o Senhor como nosso ajudador e fortalecedor! A vitória é certa! Quem pode contra o Senhor dos Exércitos? Quem poderá vencer seus soldados, que somos nós? Creia nisso, essa promessa também é para você! Em várias ocasiões na história do povo hebreu, o Senhor fez com que exércitos inimigos inteiros se confundissem e lutassem contra si mesmos e se auto-destruissem; fez com que poucos homens em nome do Senhor vencessem grandes multidões de guerreiros fortemente armados! Isso mostra que contra o Senhor e seu exército, não há nenhuma força que possa deter! A matemática de Deus, não funciona do modo que humanamente podemos imaginar, pois poucas pessoas vencem grandes multidões! Um pequeno e franzino rapaz, Davi, derrotou um gigante, Golias, com apenas uma pedra e um estilingue. A vitória sempre está do lado daquele que estiver com Deus! Não importa sua condição e sua situação!

 

Mensagem do dia 07 / 01 / 2005: Nossos pensamentos

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.(Filipenses capítulo 4, versículo 8)
Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;(Colossenses capítulo 3, versículos 1 e 2)
Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.(Tiago capítulo 1, versículo 17)

O cristão deve ter sua mente, seus pensamentos nas coisas que são de cima, ou seja, nas coisas que são dos céus. Embora vivendo aqui na face terrestre, não pertence a este lugar. O inimigo tenta desviar o seu pensamento e o seu olhar das coisas que são de Deus, para que ele só veja problemas e obstáculos à sua frente. Mas o Senhor quer que você desvie o seu olhar das coisas que lhe cercam e olhe para cima, olhe para o poder de Deus! Fazendo isso você perceberá quão grande é o Senhor perto do seu problema ou dificuldade, e você verá também as estratégias para poder superá-lo, vindas dos céus! Então a melhor coisa a fazer quando uma situação ruim vier, é entregar ao Senhor que cuida de você e se preocupa com a sua criação, elevando seus pensamentos para o alto, que é o lugar de onde vem todas as boas dádivas, e portanto todas as soluções para os seus problemas!

 

Mensagem do dia 10 / 01 / 2005: Deus de compaixão

E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que há mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem discernir entre a sua mão direita e a esquerda, e também muito gado?(Jonas capítulo 4, versículo 11)
Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho, e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.(Jonas capítulo 3, versículo 10)

Nosso Deus é um Deus de compaixão. Ele criou o homem e o colocou no mundo mas sabe de suas dificuldades e seus problemas diários em suas vidas. Mas está atento a tudo isso! Podemos ver isso quando enviou Jonas à cidade de Nínive, para que falasse a aquele povo sobre o poder de Deus, para que eles se arrependessem, e voltassem seus olhos ao Senhor. Ele não queria que eles se perdessem no caminho do mal. E até o rei daquela cidade se arrependeu! Deus está sempre pronto para aceitar o arrependimento do homem, não importa em que situação ele esteja! E lembre-se, quando Deus perdoa, Ele esquece, realmente apaga o que aconteceu, o que foi feito!

 

Mensagem do dia 11 / 01 / 2005: Deus habita entre nós!

Porque eis que venho, e habitarei no meio de ti, diz o Senhor.(Zacarias capítulo 2, versículo 10)
Quem é semelhante ao Senhor nosso Deus, que tem o seu assento nas alturas, que se inclina para ver o que está no céu e na terra?(Salmos capítulo 113, versículos 5 e 6)

Como é bom saber que Deus habita no meio de nós! Podemos ter a certeza de que o Senhor cuida de sua criação com zelo e se preocupa com o nosso viver. Ele é um Deus que se envolve conosco, e inclina sua cabeça para olhar por nós desde os céus. Tenha sempre em mente que o Senhor está cuidando de você! Você nunca estará sozinho!

 

Mensagem do dia 12 / 01 / 2005: Não devemos ignorar o inimigo

E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás; Porque não ignoramos os seus ardís.(2 Coríntios capítulo 2, versículos 10 e 11)

Paulo revela em sua carta aos Coríntios que ele tinha uma preocupação em sua mente: não ignorar os ardis do inimigo! No futebol, o técnico que conhece bem o seu adversário tem grandes chances de vencer a partida. Para se vencer uma guerra, uma das estratégias que devemos ter é conhecer o inimigo, não ignorar suas artimanhas. O inimigo de nossas almas, o diabo, tenta por todos os meios nos deixar ignorantes quanto aos seus ardis, suas facetas, suas artimanhas. Com isso ele tenta nos pegar despreparados e, fazendo até coisas que não agradam a Deus, por nossa ignorância. Procurando conhecer mais a Deus, que é o bem, automaticamente iremos conhecer também o outro lado, o mal, e não seremos mais ignorantes quanto ao que o inimigo tenta nos enganar. Desse modo andaremos em vitória.

 

Mensagem do dia 13 / 01 / 2005: O olhar do mestre

Jesus, fixando neles o olhar, respondeu: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. (Mateus capítulo 19, versículo 26)
Piedoso e benigno é o Senhor, sofredor e de grande misericórdia. O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras.(Salmos capítulo 145, versículos 8 e 9)
A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim;(Lamentações de Jeremias, capítulo 3, versículo 22)

Imagine o olhar de Jesus, fixo em alguém, como deveria ser! Ele olhava para as pessoas e via seu coração. Nada lhe era omitido. Ninguém podia e nem pode lhe esconder algo! Você pode esconder algum pensamento na profundeza do seu cérebro, mas de Deus e de seu Filho, Jesus, nada fica em oculto! Mas não se esqueça que Ele é piedoso e benigno. Conhece as suas dificuldades em seu viver, conhece o seu ser do jeito mais profundo. E é misericordioso com toda a sua criação, que somos nós, que é você! Ele, com o seu olhar não quer lhe acusar de nada, mas ser bom para contigo. Reconheça este poder de Deus com o seu consciente! Este reconhecimento lhe abrirá as portas para as infinitas misericórdias do Senhor!

 

Mensagem do dia 17 / 01 / 2005: O tempo do deserto acabou

E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que o Senhor falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.(Josué capítulo 1, versículos 1 e 2)

Com a morte de Moisés, acabava uma etapa na história do povo hebreu, a fase em que eles passaram no deserto estava terminada. Tinham que avançar, através do Jordão, em direção da terra que o Senhor lhes havia prometido. E para chefiar esse povo Deus escolhera a Josué. O tempo de deserto significa uma fase árida, de muitos problemas, em que o povo de Deus apenas sobreviveu somente com a intervenção da mão poderosa do Senhor. O que Deus quer revelar com esse texto para nós que o lemos hoje, é que mesmo que estejamos num deserto, ou seja, com vários problemas em que nos sentimos fragilizados e sem forças para avançar, se temos o Senhor como nosso Deus Forte, não precisamos temer nem nos preocupar, pois essa fase de deserto vai acabar! Deus nos fortalecerá para avançarmos em seu nome. O tempo de deserto tem um fim para aquele que confia em Deus e em suas promessas!

 

Mensagem do dia 18 / 01 / 2005: O tempo do deserto acabou (parte 2)

Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.(Salmos capítulo 121, versículos 1 e 2)

O tempo do deserto é uma fase temporária em nossas vidas. Ela vai passar, e só serve para nos deixar mais fortes para as fases que virão. Todo aquele que confia no Senhor sabe que o seu socorro vem Dele! Encare suas dificuldades como transitórias, pois elas realmente são! O Senhor vai lhe ajudar a transpor todas os seus obstáculos atuais, quando você elevar seus olhos para Ele! Depois você irá olhar para trás e ver quantas coisas Deus fez por você!

 
Mensagem do dia 19 / 01 / 2005: Cada dia

O pão nosso de cada dia nos dá hoje; (Mateus capítulo 6, versículo 11)
Porque o Senhor é bom; a sua benignidade dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração.(Salmos capítulo 100, versículo 5)

O Senhor quer nos mostrar que Ele é fiel a cada dia! Quando os hebreus estavam no deserto, o Senhor fazia vir dos céus o maná, que era o seu alimento diário, e eles não podiam guardá-lo para o dia seguinte, senão estragava. E no dia seguinte vinha outra porção para que eles a consumissem. E esse alimento era para tornar aquele povo forte pois havia muitas batalhas pela frente rumo à terra prometida. O Senhor também nos dá a cada dia a sua porção de bênçãos para que vivamos e nos tornemos fortes em nossa caminhada. Deus deixou aqui na terra a sua palavra primeiro vinda da boca dos profetas, e depois de seu próprio Filho, Jesus! O objetivo dessa palavra divina é o de nos alimentar diariamente, e nos fortalecer, e nos aconselhar para prosseguirmos em frente. Alimente-se dela todos os dias, leia a bíblia! Desse modo você também experimentará o Senhor a cada dia, e verá que a sua fidelidade é para sempre, de geração em geração!
 
Mensagem do dia 20 / 01 / 2005: A bíblia é para ser vivida

Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. (Mateus capítulo 4, versículo 4)

"Num dos jornais evangélicos editados em Portugal li, não faz muito tempo, a história assaz oportuna de certo industrial, fabricante de sabão, que se orgulhava de suas idéias ateístas. Certo dia, aquele homem, encontrando piedoso colportor, resolveu humilhá-lo, com sua conhecida ironia, que tantos detestavam:
- Afinal, disse o incrédulo, a Bíblia Sagrada, que o senhor tanto se esforça por distribuir e divulgar, não tem conseguido fazer grandes coisas. O mundo ainda está cheio de maldade, de imoralidade, de misérias. Parece-me, até, que a humanidade está cada vez pior!
O humilde pregador nada respondeu. Calado, meditava naquilo que ouvira, enquanto seu adversário, com sorriso vitorioso, menoscabava-o ferinamente.
Exatamente naquele momento, passou, por aqueles dois homens, um menino esfarrapado, roupas imundas, pés, mãos, rosto e corpo muito sujos. Sem perder a oportunidade, atalhou o colportor:
- É verdade. Dizem que o sabão que o amigo fabrica é de excelente qualidade. Tem grande fama na cidade toda. Mas parece que não vale muito. Muita gente anda pelas ruas sem qualquer asseio. Dizem que seu sabão é muito bom, mas ainda existe muita sujeira por aí.
- O senhor está enganado, retorquiu nervosamente o industrial. O meu sabão é de primeiríssima qualidade. Eu conheço o produto que estou fabricando. Mas ele só pode dar resultado quando as pessoas o adquirem, e o usam proveitosamente.
- Não há dúvida, tornou o servo de Deus. O que se dá com o sabão que o senhor fabrica ocorre com a Palavra divina, a Bíblia Sagrada. Não basta conhecê-la, possuí-la. É necessário vivê-la, colocá-la em prática, a cada dia, a todo instante. A Bíblia é para ser vivida...
Grande lição, sem dúvida, a ministrada por aquele modesto semeador, na presença de adversário tão audacioso. Porque a Palavra de Deus só pode produzir seus maravilhosos frutos, frutos de valor eterno e indizível, quando o homem resolve seguí-la fielmente, recebendo sua luz e sua proteção nos escuros e ínvios caminhos da vida." (escrito por Ivan Espíndola de Ávila)
 
Mensagem do dia 21 / 01 / 2005: Prosperidade e sucesso

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. (Josué capítulo 1, versículo 8)
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. (Salmos capítulo 1, versículos 2 e 3)
Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.(Salmos capítulo 119, versículo 99)
Você quer ser próspero em todas as áreas, obtendo sucesso em tudo o que fizer? Na família, no lar, no trabalho, em sua vida social? Há um modo de se chegar a essa condição, e um modo dado por Deus: medite de dia e de noite no livro sagrado, a Bíblia! Nele obterá respostas para todas as suas dúvidas, pois o Senhor lhe falará diretamente ao seu coração e você se tornará um entendido na arte de viver. Em suas linhas e também nas suas entrelinhas você adquirirá todo o conhecimento para ser próspero e viver uma vida abençoada aqui na terra e além disso receberá a promessa de uma vida eterna!
 
Mensagem do dia 24 / 01 / 2005: Não vivendo pela visão

Porque o justo viverá da fé.(Gálatas capítulo 3, versículo 11 b)
Não devemos viver pelo que vemos apenas, mas pela nossa fé, pelas coisas em que cremos. O mundo nos apresenta muitas situações que nos parecem preocupantes, mas elas nem sempre mostram a realidade, não se esqueça de que este mundo é manipulado por forças do mal. Agora, se vivermos pela fé em Deus estaremos enxergando realmente o que devemos enxergar, possibilidades ao invés de obstáculos, estratégias ao invés de problemas. Crer em Deus lhe dará uma visão correta em todas as situações. Assim você dirá: Não vivo pelo que vejo, mas vivo pelo que creio!
 
Mensagem do dia 26 / 01 / 2005: Não sendo apenas ouvinte mas agindo

Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer. (Tiago capítulo 1, versículo 25)
Outra grande bênção que o nosso agir dentro da palavra de Deus traz, é que tudo o que fizermos dará certo! Não basta apenas ser um bom ouvinte, é claro que isto também nos traz benefícios, pois quando precisarmos de uma ajuda, um conselho, a palavra de Deus brotará em nossa mente, mas somente agindo conforme essa palavra divina é que colheremos as suas bênçãos! O agir é muito importante, é a chave da porta que abre o mundo espiritual e transforma em realidade o que almejamos. E o agir mediante a palavra de Deus nos dá o respaldo que precisamos para prosperar em tudo o que fizermos! Deus é fiel à sua palavra! Aja sempre conforme a palavra de Deus, e você verá o poder que ela tem sobre sua vida!
 
Mensagem do dia 27 / 01 / 2005: Há um tempo certo

No sétimo dia levantaram-se bem de madrugada, e da mesma maneira rodearam a cidade sete vezes; somente naquele dia rodearam-na sete vezes. E quando os sacerdotes pela sétima vez tocavam as trombetas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade. (Josué capítulo 6, versículos 15 e 16)
Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor. (Salmos capítulo 40, versículo 1)
Os hebreus ficaram aguardando 6 dias, para rodear a cidade de Jericó 7 vezes, e assim ao começarem a gritar em alta voz, os muros dessa cidade cairam e assim puderam tomá-la. Há o tempo certo para todas as coisas. Josué havia sido instruido por Deus a fazer as coisas desse modo e com paciência o fizeram. Assim no sétimo dia, os muros caíram. Deus havia lhe dado a estratégia para vencerem os muros de Jericó. Não adiantava eles quererem fazer do seu próprio jeito, mas teriam que fazer do modo que o Senhor lhes havia ensinado para obterem a vitória. O homem é muito impaciente em tudo, e isso atrapalha o seu avançar. Ele precisa estar atento ao que Deus quer que ele faça, e na hora certa tudo ocorrerá e será bem feito. É preciso ter paciência em Deus!
 
Mensagem do dia 28 / 01 / 2005: Deus quer que você o reconheça, buscando-O

Dar-te-ei os tesouros das trevas, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. (Isaías capítulo 45, versículo 3)
Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão. (Salmos capítulo 37, versículo 25)
Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus capítulo 6, versículo 33)
Deus quer que você o reconheça em todos os seu caminhos! Ele quer que você tenha uma vida boa e feliz com os seus, mas para isso você precisa reconhecê-lo como seu Senhor e andar na sua justiça. Assim ele lhe orientará e o instruirá em seu viver, além de lhe dar condições materiais para tudo o que necessitar fazer. Nunca você se sentirá desamparado e sem condições! Como disse Davi em um de seus salmos, o justo nunca mendigará o pão! Aquele que busca ao Senhor será acrescentado em tudo o que precisar!
 

Mensagem do dia 30 / 01 / 2005: A família

Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.(Gênesis capítulo 1, versículos 27 e 28)
Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.
Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa.
Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida, e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel. (Salmos capítulo 128)

Deus liberou uma palavra de bênção sobre o homem e sobre a mulher, sobre as famílias, para que elas cresçam e se multipliquem. O inimigo tenta distorcer esta bênção e quer destruir a família que é a célula da sociedade criada e planejada por Deus. Mas nós como filhos de Deus, não devemos nos deixar abater pelas circunstâncias e sim mantermo-nos firmes na vontade do Senhor que quer que a nossa família seja abençoada sobre a superfície da terra e que possamos colher dos frutos que ela nos dá. O Senhor é Deus de amor, isto significa que Ele gosta de finais felizes, gosta de romance, gosta de ver seus filhos em comunhão com Ele e entre si. A família representa para o criador a sua realização maior aqui na terra. Sua família poderá ser como mostrada no Salmo 128! Basta andarmos nos Seus caminhos!

 

 Volta para página inicial