Mensagem do dia 02/ 06 / 2003: A missão de Jesus

E (Jesus) disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas. (Lucas capítulo 24, versículos 46 a 48)

Jesus veio a este mundo com uma missão definida: iria morrer numa cruz e ressuscitar ao terceiro dia, pois assim teria nesta terra um nome com autoridade suficiente para salvar todos aqueles que acreditassem nessa sua tarefa e a aceitassem. Seus apóstolos foram testemunhas vivas de tudo isso que ocorreu. Eles o viram durante sua vida a realizar milagres que comprovavam o seu poder. O viram ser morto e novamente após a ressurreição, ficaram com Ele por uns 40 dias, quando então também o viram subir aos céus. Jesus lhes prometeu que voltaria, num dia que só o Pai sabia, para resgatar a todos que Nele cressem e aceitassem o Seu sacrifício. A nós basta acreditarmos que sua missão ainda não se completou e Ele voltará com certeza. Vivamos portanto nessa esperança.

 

Mensagem do dia 03 / 06 / 2003: Ao tomar decisões...

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.(Provérbios capítulo 3, versículos 5 e 6)

Na hora da tomada de alguma decisão importante, o principal é confiar no Senhor de maneira completa, assim você acertará o caminho a seguir, sem erro. Quando você confia no Senhor, você acaba vendo soluções que normalmente não veria. Coisas que parecem encobertas acabam se mostrando e sobrenaturalmente, pelo poder de Deus, as coisas ficam mais claras para você. Não tente tomar decisões sozinho, saiba que Deus quer lhe ajudar em tudo, nos menores detalhes, reconheça-o em seus caminhos e você perceberá que para Deus não há impossíveis!

 

Mensagem do dia 04 / 06 / 2003: Pedindo sabedoria

Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.
Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. (Tiago capítulo 1, versículos 5 e 6)

Há uma coisa super valiosa em nossa vida, a sabedoria. Ela é muito importante para nós desde a mais tenra idade, quando começamos a compreender o mundo quando crianças. Quem não tem sabedoria pode perder a saúde, o carater, o dinheiro, a felicidade, a família, a honra, enfim pode perder tudo o que tem. Mas a sabedoria pode ser adquirida gratuitamente. Ela vem de Deus! O que o Senhor quer é que você a peça para Ele. Ele tem o maior prazer em concedê-la a todos os que a pedirem. É um dom dado por Deus aos seus filhos. Qual pai não gosta de ver seus filhos crescerem em sabedoria? Peça-a então a Deus, e você verá muitas coisas em sua vida tomarem um novo rumo!

 

Mensagem do dia 05 / 06 / 2003: Luz para o nosso caminho

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmos capítulo 119, versículo 105)

Na Bíblia Sagrada é que está a luz para o nosso viver, o nosso caminhar. Se você está se sentindo desorientado, sem ver uma solução para algum problema, sem saber a direção a seguir, pare por um momento. Abra a palavra de Deus. Nela você encontrará a orientação que está precisando. Leia-a de modo meditativo, e não como sendo um livro de estórias. Há muita sabedoria nas suas linhas. Sabedoria que vem dos céus. Hoje em dia, se você não a tem, poderá baixá-la gratuitamente na internet. Por exemplo no site: www.rksoft.com.br. O importante é não ficar sem lê-la. Deus fala com as pessoas através de sua palavra, e ela está contida na Bíblia.

 

Mensagem do dia 06 / 06 / 2003: A proteção que Deus nos dá

Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido.
(Salmos capítulo 91, versículo 7)

Quando confiamos em Deus de todo o coração, podemos ter a certeza de que Ele está sempre nos protegendo, não importa o que esteja acontecendo ao nosso redor. O salmista foi bem claro dizendo que poderiam cair mil ao seu lado e dez mil à sua direita, que você não seria atingido. Como é bom saber que Deus se importa conosco, ou seja, com aqueles que o tem como seu protetor e guardador. Aquele que confia na segurança que Deus dá, vive tranquilo, a despeito de tudo o que possa estar acontecendo à sua volta.

 

Mensagem do dia 09 / 06 / 2003: A prosperidade vem naturalmente de Deus

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. (Salmos capítulo 1, versículos 1 a 3)

Aquele que medita na palavra de Deus, e a usa como regra de vida, está honrando o que o Senhor quer para ele, então como recompensa, o Senhor lhe dá prosperidade em tudo o que ele fizer. É como se fosse uma retribuição, pois ao se andar conforme a vontade de Deus, que está na Sua palavra, a vida dessa pessoa começa a ficar mais bem estruturada, mais sólida, mas firme, e como consequência disso, a prosperidade vem. E não só em termos financeiros, mas na família, na saúde, enfim em todas as áreas.

 

Mensagem do dia 10 / 06 / 2003: A prosperidade vem naturalmente de Deus (parte 2)

Tinha Uzias dezesseis anos quando começou a reinar, e reinou cinqüenta e dois anos em Jerusalém. E o nome de sua mãe era Jecolia, de Jerusalém.
Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Amazias seu pai.
E buscou a Deus enquanto viveu Zacarias, que o instruiu no temor de Deus; e enquanto buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar. (II Crônicas capítulo 26, versículo 3 a 5)

Enquanto o rei Uzias, buscou o Senhor, ele prosperou. Para isto ele foi instruído por Zacarias. Está aí um segredo da prosperidade: o buscar ao Senhor. Quem vive buscando a Deus, vive em comunhão com o Senhor, então o Pai, cheio de dádivas que é, e Todo Poderoso, distribui essas dádivas em forma de bençãos que trazem a prosperidade. No caso de Uzias, ele saiu a guerrear e obteve grandes vitórias com seu povo diante de seus inimigos, ergueu torres no deserto, cavou muitos poços de água para dar de beber ao seu gado que era numeroso, prosperou enormemente na agricultura, tinha um exército valoroso com mais de trezentos mil homens. Essas foram as coisas que Zacarias conseguiu e que mostravam que Deus o estava prosperando.

 

Mensagem do dia 11 / 06 / 2003: A justiça e a verdade sempre prevalecem

Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro no Líbano. Estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes, para proclamarem que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça. (Salmos capítulo 92, versículos 12 a 15)

Desde pequenos somos ensinados por nossos pais sobre o que é certo e o que é errado. Vimos muitos filmes e desenhos em que se percebe de imediato quem é o vilão e quem é o mocinho da estória. Normalmente o mocinho se sai bem. Na vida real, algo muito parecido acontece, os justos sempre prevalecem. Pode até demorar, mas a justiça e a verdade, acabam aparecendo um dia, e tudo o que foi feito e está encoberto acabará se revelando a todos. Por isso é importante que pratiquemos a verdade. A verdade não tem o que temer, só a mentira é que se enfraquece. Para que floresçamos como aparece escrito na palavra de Deus, temos que ser justos e verdadeiros. Desse modo daremos frutos até em nossa velhice. É promessa de Deus!

 

Mensagem do dia 12 / 06 / 2003: A justiça e a verdade sempre prevalecem (parte 2)

Pois nada podemos fazer contra a verdade, senão em favor da verdade. (2 Coríntios capítulo 13, versículo 8).
Assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu auxílio. Não temerei. O que me poderá fazer o homem? (Hebreus capítulo 13, versículo 6)

A verdade é o fim de toda a mentira. Há até programas de TV que usam detetores de mentira, para fazer com que os entrevistados se sintam reprimidos e não mintam! E isso até dá Ibope! O mundo atual está muito envolvido em mentiras e dissimulações. Até guerras acontecem em cima de fatos não verdadeiros ou pelo menos, não totalmente esclarecidos, vejam a guerra no Iraque. Mas no final, sempre aparece e aparecerá a verdade. Como disse Abraham Lincoln certa vez: "Pode-se enganar muita gente por algum tempo, poucos por muito tempo, mas não se pode enganar a todos todo o tempo". Aquele que é estruturado na base sólida da verdade não tem a quem temer, e pode viver com mais confiança em si e nas suas atitudes.

 

Mensagem do dia 13 / 06 / 2003: Pode o inimigo controlar a vida do cristão?

E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Romanos capítulo 8, versículo 28)

A vida do cristão que a entregou nas mãos poderosas de Deus, não pode ser controlada pelo inimigo, pelo diabo. Deus não deixa que nada aconteça a seus filhos sem a sua permissão. Então por mais que uma situação lhe faça pensar que o inimigo possa estar tentando controlar a sua vida, isso não é verdade. Fique firme que ele correrá de você. Todas as coisas que estão acontecendo na sua vida tem um propósito. Pode até ser que você não esteja entendendo direito o que está acontecendo, mas entregue essa situação nas mãos de Deus. E tudo concorrerá para o seu bem! Confie em Deus! Você está nos planos Dele. Disponha de sua vida como se fosse um instrumento de Deus e você verá a diferença que ocorrerá no seu viver.

 

Mensagem do dia 16 / 06 / 2003: Tratando bem

Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas. (Mateus capítulo 7, versículo 12)

Ainda que nas grandes cidades o ritmo de vida seja muito agitado e frenético, não dando tempo de se prestar atenção em todos os detalhes do que ocorre à nossa volta. Temos que atentar para o tratamento que devemos ter em relação às pessoas próximas a nós. Tratar bem, ouví-las quando falam conosco, ser cordial, prestativo. Tudo isso volta para nós da mesma forma. Se tratarmos bem, seremos bem tratados de igual modo. Como poderemos dizer que amamos a Deus, o qual não podemos ver, se não amamos ao nosso próximo que está ao nosso alcance e podemos vê-lo?

 

Mensagem do dia 17 / 06 / 2003: Perseverança

Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes. (Romanos capítulo 12, versículo 12)

A perseverança na oração é o segredo do sucesso. Deus quer que nós sejamos perseverantes ao orar. A perseverança é diferente da teimosia. Esta última é quando pedimos com insistência algo que não receberemos por não estar de acordo com as promessas de Deus. Já a perseverança é quando insistimos em pedir algo que Deus quer nos dar, pois são coisas que são promessas do Senhor para aqueles que o buscam. Essa atitude é incentivada pelo próprio Deus, portanto devemos seguí-la para obtermos o sucesso desejado.

 

Mensagem do dia 18 / 06 / 2003: Nossos pensamentos

Pois eu conheço as suas obras e os seus pensamentos; vem o dia em que ajuntarei todas as nações e línguas; e elas virão, e verão a minha glória. (Isaías capítulo 66, versículo 18)

Temos uma total liberdade no pensar. Podemos até falar uma coisa e pensar outra! Ninguém pode saber exatamente o que vai em nossa mente, exceto Deus. Podemos viver a vida toda enganando a todos em atitudes e gestos, mas a Deus não podemos enganar pois Ele sabe de tudo o que vai se passando em nosso interior. Certo também é que um dia prestaremos contas de tudo o que pensamos. Isso num primeiro momento pode parecer ruim, para aqueles que dissimulam o tempo todo e tentam enganar os outros. Mas para os que são bons e tem uma boa índole, dá uma grande segurança de que mesmo que tenhamos agido errado, e a situação tenha ocorrido de forma não esperada, essa não foi a nossa intenção. Como cristãos temos que tentar ter uma mente limpa. Isto para o mundo pode parecer impossível, mas a nossa comunhão para com Deus, torna possível.

 

Mensagem do dia 19 / 06 / 2003: Nossos pensamentos (parte II)

Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. (Filipenses capítulo 4, versículos 6 e 7)

Tendo os nossos pensamentos voltados para Deus, alcançamos em nosso interior uma paz, que só mesmo o Senhor pode dar. Uma paz que o nosso entendimento, a nossa inteligência, não podem compreender. E essa paz acaba nos dando tranquilidade, segurança ao falar, intrepidez ao agir, enfim aumenta a comunhão com o Criador de todas as coisas. A ansiedade vai embora e dá lugar à certeza de que tudo o que é bom, perfeito e agradável acontecerá em nossas vidas pelo poder de Deus do qual estamos revestidos, ao termos esse conhecimento adquirido em nossas mentes. Veja como na vida de Jesus, aconteceram vários fatos marcantes e Ele sempre mantinha a calma e não se abalava. Ele estava sempre em comunhão com o Pai. Os seus pensamentos eram os mesmos de Deus. A sua orientação vinha do alto. Nós, precisamos também dessa orientação. Então tratemos de mudar a nossa mente!

 

Mensagem do dia 20 / 06 / 2003: Nossos pensamentos (parte III)

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filipenses capítulo 4, versículo 8)

Devemos sempre alimentar a nossa mente com coisas boas, coisas que edificam. Para que eu iria ver um filme na tv ou no cinema, ou a um programa de televisão que me deixasse angustiado. Devo escolher algo que tenha conteúdo e que acrescente algo. A nossa mente é muito sugestionada pelas coisas que se nos apresentam. Chegou até o meu conhecimento que um cientista queria fazer um teste sobre o funcionamento do cérebro humano, e pediu autorização às autoridades norte-americanas para conseguir fazer um acordo com um condenado à cadeira elétrica, que estava prestes a ser executado. O acordo era o seguinte: ao invés da cadeira elétrica, o condenado iria fazer parte de uma experiência científica. Eles iriam cortar um dos pulsos do condenado e queriam saber se ao se escoar o sangue todo do rapaz, ele poderia sobreviver se o sangue coagulasse e seria libertado, ou em último caso, morreria sem dor. O condenado prontamente aceitou o acordo. Só que o cientista fez uma coisa inusitada: deitou o condenado numa cama tipo de hospital, e o imobilizou. Depois cortou o pulso do rapaz mas não tão profundamente que chegasse à uma artéria, embora fizesse com que o rapaz pensasse que isso tinha acontecido. Aí colocou o braço dele voltado para baixo. Embaixo da cama havia uma bacia e o cientista liberou um grande frasco de soro para que gotejasse sobre a bacia. A cada dez minutos o cientista diminuia a quantidade de soro que pingava, para que o condenado imaginasse que seu sangue estava se esgotando. Resultado: o condenado morreu de ataque cardíaco, sem ter perdido nenhum sangue! Isto mostra que o cérebro pode ser facilmente enganado pelas coisas que se lhe apresentam. Isso pode fazer mal ou bem para nós mesmos. Siga o ensinamento dos discípulos de Jesus: alimente-se de coisas boas! Pense somente nelas!

 

Mensagem do dia 21 / 06 / 2003: A colheita

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.
Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. (Salmos capítulo 1, versículos 1 a 3)

Tudo na nossa vida tem o momento certo de ocorrer. Há a hora de plantar e a hora de colher. Aquele que se alimenta das palavras de Deus, ou seja, estuda, tenta entender, medita nelas, vai colher os frutos dessa busca pelo Senhor e na ocasião adequada vai prosperar em tudo o que fizer. Essa é uma promessa que não veio de nenhum homem falho, sobre a face da terra, mas veio do próprio Deus. É uma promessa de Deus para seus filhos, que realmente são aqueles que se importam com o Pai, procuram entendê-lo e constantemente estão a buscá-lo. Se você quiser colher, plante! Plante a palavra de Deus em seu coração! Os frutos irão aparecer com certeza em sua vida!

 

Mensagem do dia 24 / 06 / 2003: Fixe-se nas promessas de Deus

Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar. (Atos dos Apóstolos capítulo 2, versículo 39)

Se você tiver que se fixar em algo em sua vida, fixe-se em Deus. Ele tem o poder de mudar todo o seu viver, de um modo sobrenatural e que ao seus olhos pode parecer impossível. Mas para Ele nada é impossível. Quem tem em sua vida, metas a cumprir, sonhos a realizar, coisas que anseia fazer, e parte para a conquista dessas coisas todas baseado nas promessas de Deus, acaba por concretizar a todas que realmente forem boas para si mesmo. Começando por separar aquelas que realmente não vão ser boas e deixando-as de lado, e depois avançando para seus objetivos com intrepidez e coragem, sem timidez e usando as estratégias que o próprio Deus lhe dará. A palavra de Deus, foi deixada por Ele, para que nós a usemos como promessas de um Rei para os seu súditos, que somos nós. O nosso trabalho é conhecê-las e buscá-las. Fixá-las em nossos corações e buscar conselho nelas. Elas foram feitas e planejadas para isso mesmo: ajudar o homem a progredir e ter uma vida reta!

 

Mensagem do dia 25 / 06 / 2003: A paz é o árbitro

Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João capítulo 16, versículo 33)
Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz seja com esta casa.
E se ali houver um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; e se não, voltará para vós. (Lucas capítulo 10, versículos 5 e 6)

É incrível como existem pessoas que nos são enviadas para nos tirar a paz, para nos tirar o sossego em determinadas horas críticas. Saiba de uma coisa: o inimigo usa pessoas que podem estar até ao nosso redor, só para nos tirar a paz, nos criticar, nos aborrecer, nos acusar. Se alguém vier até você e o que ela lhe falar não trouxer paz ao seu coração, esqueça tudo o que lhe foi dito. Ela está sendo usada por uma força do mal que não quer ver você bem consigo mesmo. Não é nem culpa dessa pessoa, ela está apenas sendo um instrumento nas mão do inimigo, não fique bravo com ela. Por outro lado, se o que lhe disserem lhe trouxer paz ao seu coração, pode ter certeza que vem de Deus esse falar. A nossa paz interior é o árbitro da situação.

 

Mensagem do dia 26 / 06 / 2003: O escudo

Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. (Efésios capítulo 6, versículo 16)

Há uma arma de defesa que Deus nos deixou para que a utilizemos sempre: o escudo da fé. Esse escudo nos protege de muitas coisas: a incredulidade que hoje se alastra pelo mundo; os dardos do maligno, ou seja, as acusações que o inimigo nos quer apontar; coisas ruins do passado que querem voltar a acontecer. No caso da incredulidade, o escudo da fé nos coloca mais fortes não nos deixando impressionar com as coisas ruins que acontecem ao redor, pois sabemos que o nosso Deus está conosco e nós não seremos atingidos. Quanto aos dardos do maligno, se estamos revestidos com o escudo de Deus, eles não nos atingirão, pois a fé cria uma espécie de couraça que rechaça todo e qualquer ataque do inimigo, pois para cada um deles sempre vem do Senhor uma palavra poderosa que nos anima e nos orienta defendendo o nosso caminhar. Já para as coisas ruins do passado que tentam voltar, para elas você estando protegido com o escudo da fé, estará fortalecido e aquelas situações não se repetirão da mesma forma, pois você é uma nova pessoa, com mais sabedoria em Deus e que terá novas estratégias vindas dos céus para se defender e ultrapassar aqueles obstáculos antigos. Portanto não se preocupe, e alimente-se da palavra de Deus para que seu escudo de fé se fortaleça!

 

Mensagem do dia 27 / 06 / 2003: O amor ao dinheiro é prejudicial

Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar; tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes. Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição.
Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (I Timóteo capítulo 6, versículos 7 a 10)

Deus quer que nós vivamos bem, com o suficiente para nos mantermos, e ajudando ao próximo que necessitar. Porém muitos perdem a sua juventude e sua saúde procurando ajuntar dinheiro e depois, quando estão mais velhos, o gastam para recuperar a saúde que perderam nessa louca e desenfreada busca pelo possuir, pelo ter. O mais importante não é o ter, mas o ser. Tudo o que temos pode ser corroido pelo tempo, pelo passar dos anos, mas o que somos não, o nosso caráter é para a vida toda, e é o nosso principal bem.

 

Mensagem do dia 30 / 06 / 2003: Não se acomode

Quando Faraó se aproximava, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios marchavam atrás deles; pelo que tiveram muito medo os filhos de Israel e clamaram ao Senhor: e disseram a Moisés: Foi porque não havia sepulcros no Egito que de lá nos tiraste para morrermos neste deserto? Por que nos fizeste isto, tirando-nos do Egito?
Não é isto o que te dissemos no Egito: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.
Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que ele hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais tornareis a ver; o Senhor pelejará por vós; e vós vos calareis.(Êxodo capítulo 14, versículos 10 a 14)

Quando o povo de Deus, os hebreus, saíu da escravidão do Egito, libertado milagrosamente pelo Senhor, ao se deparar com o primeiro grande obstáculo, que era o grande Mar Vermelho e tendo ao seu encalço o exército do faraó a perseguí-lo, pensaram que esse seria o fim. Ora, Deus não os havia libertado para que morressem no deserto a caminho da Terra Prometida! Muitos começaram a praguejar que preferiam continuar como escravos dos egípcios. A tendência do ser humano é a de se ficar acomodado à uma situação, mesmo que ela não lhe seja satisfatória. Mas não é isso o que Deus quer para nós. Ele quer que não fiquemos na passividade, pois afinal Deus está do nosso lado. Ele quer que batalhemos, lutemos pelos nossos objetivos, e não nos acomodemos. Moisés sabia mais do que ninguém o firme propósito que Deus tinha para com seu povo, então abriu o Mar e o povo passou em terra seca, rumo ao seu objetivo. E lá eles encontrariam outros obstáculos a vencer: os povos que estavam pelo caminho. Coloque Deus ao seu lado e não se acomode, vá em frente em direção à vitória!


 

 Volta para página inicial