Mensagem do dia 02 / 03 / 2012: O que é ser igreja!

Quero reproduzir abaixo o que foi veiculado no site da igreja A Casa da Rocha, quando de seu primeiro aniversário, este texto nos faz refletir sobre o caminhar da Igreja neste momento:
"Um ano juntos!
Deus nos ensina a contarmos os nossos dias a fim de que alcancemos um coração sábio. Creio que hoje somos mais sábios do que a 1 ano atrás. Temos contado cada dia com alegria e temos aprendido a cada dia a ser Igreja.
O desafio de ser Igreja é o desafio diário de nunca permitir que o inimigo nos leve a ser outra coisa qualquer a não ser, Igreja.
Acredito que muitas pessoas nos dias de hoje tem dificuldade de andar com Deus pois tem dificuldade de viver na Igreja.
Deus é bom e o homem crê, desde que não precise ir à Igreja. A Igreja se tornou uma instituição impulsionada por dogmas, cada qual com suas características poderosas que a diferencia das demais.
Cada uma com um slogan atrativo e uma promessa fabulosa da vida no final de um arco-íris deleitando-se num pote de ouro.
A Igreja de Cristo vive a vida abundante? Sim. A Igreja de Cristo vive milagres? Sim. A Igreja tem promessas? Sim. É por isso que vamos à Igreja? Não.
Frequentamos o mesmo lugar pela alegria de sermos corpo, e pela alegria de termos juntos a condução do Espírito Santo.
Não vamos à Igreja, somos a Igreja. Não encontramos o lugar que buscávamos, somos este lugar.
Vivemos juntos porque sem o Cabeça, não temos vida. A Igreja de Cristo somos nós, não é um projeto. Não edificamos um corpo, somos o corpo.
Neste aniversário de 1 ano, celebramos nossa amizade, nossa união e nosso prazer de sermos membros de um corpo onde o cabeça é Cristo.
Não quero que nos tornemos críticos de um sistema, só espero que nos mantenhamos fora dele, e celebremos muitos anos como Igreja.
Agradecemos a Deus, a idéia foi Dele. Somos gratos pois jamais poderíamos ter tido uma idéia melhor para vivermos em união.
O plano de ter o seu filho como cabeça, de sermos membros uns dos outros, de vivermos no temor de Deus como irmãos no real sentido da palavra, de sermos santuário do Espírito e assim conduzidos a viver com um mesmo coração, é fantástico.
Não devemos celebrar apenas este primeiro ano, mas devemos celebrar a salvação que nos tornou Igreja.
Que a Casa da Rocha seja mesmo apenas um nome bonito registrado pra cumprir o protocolo instituído pelos homens, sua legislação.
Que sejamos Igreja, e Ele o nosso Senhor para sempre.
Celebremos. Feliz aniversário a todos!"
Zé Bruno www.acasadarocha.com.br
 

Mensagem do dia 07 / 03 / 2012: O que é ser igreja! (parte 2)

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; (Mateus capítulo 16, versículo 18)

Existe a igreja organização e a igreja organismo. A primeira é o que a legislação exige ao se fazer um ajuntamento de pessoas para funcionar bem, local apropriado, condições adequadas a reuniões, segurança, etc. E a igreja organismo é a parte espiritual, ou seja, quando Jesus disse a Pedro que o inferno não iria prevalecer contra ela, esta é a igreja espiritual. As pessoas chegam até a sair de uma igreja e vão para outra, e sempre o motivo é da parte da organização. As portas do inferno não podem prevalecer contra Deus, mas contra a organização que é formada por homens falhos como todos nós, infelizmente o inimigo pode atacar e ataca sempre sim, e é o que ele faz causando atritos entre as pessoas, discussões, contendas, invejas, brigas. Alguém não trata o outro direito, houve alguma discussão a respeito de algum assunto, um desrespeito qualquer, isto realmente acontece, mas a pessoa não está trocando de igreja por causa de Deus, Jesus, e sim por causa dessas desavenças! Se compreendermos corretamente a diferença entre estes dois significados de igreja iremos ter uma visão melhor das coisas que acontecem. Compreenderemos que a verdadeira igreja, aquela a que Jesus se referia ao falar com Pedro, esta não se abala, pois está edificada sobre a rocha, a rocha que é Jesus!

 

Mensagem do dia 12 / 03 / 2012: O caminho a seguirmos

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João capítulo 14, versículo 6)
Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. (João capítulo 17, versículo 15 )

Num mundo tão agitado como o nosso, em que todos os dias se nos apresentam situações, em que temos que tomar decisões desde as mais simples até as mais abrangentes e duradouras, precisamos saber em quem podemos confiar, e essa pessoa é Jesus! Ele mesmo disse que era o caminho, Ele não disse que era um dos caminhos, mas o único caminho para se chegar ao Pai. Não há intermediários, ninguém sacrificou-se a si mesmo para orientar tanta gente que viria depois Dele. O cristianismo é a única religião em que o fato central de sua existência, de seu embasamento é o sacrificio de uma pessoa, Jesus! Todo aquele que seguir a Jesus, terá como prêmio em vida, uma existência mais regrada, com problemas como todo mundo, pois Jesus mesmo pediu ao Pai que não nos tirasse do mundo, mas que nos livrasse do mal, mas sempre tendo a consciênca de que Jesus está no controle de tudo e que estamos no caminho certo!

 

Mensagem do dia 13 / 03 / 2012: A fé em Jesus nos justifica

Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.
De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. (Gálatas capítulo 3, versículos 23 a 26)
Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.
Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. (Romanos capítulo 10, versículos 3 e 4)

O que é a lei? São todas os mandamentos da lei. E as obras da lei? Tudo o que é feito em conformidade com esses mandamentos. Como um homem pode ser justificado perante a Deus? Somente pelas obras da lei? Não! Os judeus se achavam justificados diante de Deus quando faziam tudo o que estava na lei. Mas quando Jesus veio, Ele demonstrou que essa justificação só pode ocorrer pela fé em Deus, não pelas obras de homens que seguem toda a lei! Paulo mostra na sua carta aos Romanos que os homens procuraram estabelecer a sua própria justiça, e não se sujeitaram à justiça de Deus! O fim da lei é Cristo! Quem está em Cristo não precisa e nem deve seguir a lei, pois são apenas regras que não nos conduzem à justificação diante de Deus. Muitos nas igrejas de hoje, ficam criando leis para que os fiéis as cumpram, e induzem a eles que se não as fizerem integralmente serão amaldiçoados por Deus, não prosperarão, e muitas coisas de mal lhe acontecerão! Essas são leis de homens que não os levam a nada! Tem uma aparência de que santificam mas pelo contrário, não justificam o homem para o Criador. Estas leis e doutrinas de homens apenas os sufocam e não permitem que eles usufruam da liberdade que o evangelho da graça traz para todo o homem! Apenas a fé em Jesus nos justifica!

 

Mensagem do dia 16 / 03 / 2012: Leis e regras

E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:
Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. (Mateus capítulo 22, versículos :35 a 40)

Infelizmente temos todos que concordar que embora a humanidade tenha avançado bastante na parte científica e tecnológica, o mesmo não podemos dizer da parte ética e moral. Éticamente e moralmente a humanidade só tem se degradado através dos tempos e hoje em dia a situação é muito ruim. Podemos ver quantas leis foram criadas para obrigarem as pessoas a fazerem as coisas corretas. Se não as fizerem elas podem ser obrigadas a pagar multas e serem presas para responderem por seus crimes, quando isto não deveria acontecer, o homem deveria saber o que é certo e o que é errado e não fazer as coisas erradas. Como Jesus disse toda a lei e mandamentos estão resumidos em dois argumentos somente: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo! Agindo desta forma não haveria necessidade de leis e regras para que os homens as cumprissem. Eles deveriam pelo amor a Deus e ao semelhante se comportarem de modo exemplar. Com a vinda de Jesus, toda a lei mosaica, tudo o que foi dito pelos profetas, foi resumida nestes dois mandamentos, e todos os homens a partir de então tem que seguí-los para ficar em comunhão com o Criador, agradar a Deus e viver bem em sociedade junto ao seu próximo.

 

Mensagem do dia 19 / 03 / 2012: Para que tanta preocupação?

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. (Mateus capítulo 6, versículos: 25 a 29)

O homem normalmente tem uma preocupação exagerada quanto ao seu presente e ao seu futuro. No presente ele quer tomar as decisões mais acertadas, pois sabe que elas podem comprometer o seu futuro próximo, e talvez toda a sua vida por vir. Mas Jesus nesta ministração, neste ensino, quer mostrar ao homem através de comparações simples com seres da natureza de que Deus está no comando de tudo. Desde as flores na terra até as aves dos céus, Deus tem um cuidado detalhista com cada uma de suas criações, que por sinal são muito menos importantes do que o homem, que foi criado à sua imagem e semelhança. Deus quer nos mostrar que se ele cuida com atenção de um simples lírio do campo, e de uma ave, o que ele não fará por sua obra suprema, o homem? Mesmo assim este fica preocupado com seu presente e com seu futuro, e essa preocupação acaba por atrapalhar o seu viver, pode comprometer sua saúde e a trazer danos ao seu corpo, tanto fisico como mental. O que o homem tem que fazer é aprender a confiar no Senhor! Se Ele tem esse tipo de atenção para um simples lírio do campo, o que não fará pelo homem? O homem deve se preocupar em conhecer mais a esse Deus tão bondoso e misericordioso que quer o nosso bem em todo o tempo. Esse conhecimento trará realmente uma paz interior que mostrará que o Senhor está no comando de tudo e de que Ele tomará conta de nossa vida em todos os detalhes, desde os menores e que parecem não ter importância, até os maiores e mais importantes que podem mudar totalmente a trajetória de nossa vida.

 

Mensagem do dia 20 / 03 / 2012: Para que tanta preocupação? (parte 2)

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. (Mateus capítulo 6, versículos: 19 e 20)
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. (João capítulo 6, versículo 47)

O homem está se preocupando em demasia com bens materiais, com itens perecíveis, com coisas que a traça e a ferrugem corroem, com pertences que com certeza ficarão aqui depois de sua morte! Deveria se importar mais com a eternidade. A vida eterna é muito, mas muito mais importante do que tudo o que o homem consiga obter aqui na terra! E ela só virá para aqueles que creem em Deus e em seu Filho que morreu para os salvar! A vida eterna é uma promessa de Deus para o homem, e nisso ele deve se preocupar, em não perder a sua coroa, em não perder a sua vida eterna!

 

Mensagem do dia 26 / 03 / 2012: Deus é por nós!

Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? (Romanos capítulo 8, versículo 31)

Neste sábado em rede nacional, vi o apresentador e animador de programas de auditório Raul Gil, falar algo muito sério em seu programa: ele disse com muita propriedade que aquele que tem Deus, que aquele que tem Jesus no coração não precisa temer nem se preocupar com a inveja, o olho gordo, pois nada disso tem poder diante de Deus, e não podem afetar a vida da pessoa que tem o Senhor no controle de sua vida! É como está escrito neste versículo de Romanos, se Deus está a nosso favor, que pode se levantar contra nós? Nada e ninguém! Conscientize-se disso, desta palavra poderosa, você pode estar passando por algum momento difícil, atravessando um deserto, mas este tempo passará, tenha certeza de que tudo faz parte do plano de Deus para sua vida, e que ao atravessar esta fase, este deserto, a vitória virá!

 

Mensagem do dia 29 / 03 / 2012: O homem pode fazer algo para se salvar?

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (1 Timóteo capítulo 2, versículo 5)

Não, a salvação do homem já foi obtida quando Jesus se sacrificou por todos os homens. Então a única coisa que o homem tem que fazer é aceitar este sacrifício, pois por mérito próprio o homem nunca conseguiria se salvar, ele apenas tem que reconhecer que Jesus é o filho de Deus! Aquele chamado de bom ladrão que foi crucificado junto com Jesus, não precisou fazer nada para ir ao paraiso, apenas acreditou em Jesus. Antes de Jesus, o Messias, vir ao mundo, tão esperado e profetizado desde os profetas mais antigos, o homem vivia fazendo sacrifícios, de cordeiros, cabritos, pombos, mas estes sacrifícios precisavam ser renovados de tempos em tempos, para que o homem se mantivesse em comunhão com o Criador, para que ele tentasse se remir dos pecados praticados. Depois que Jesus veio e deu sua própria vida, o sangue do Filho de Deus foi derramado, sendo o sacrifício perfeito, então não é necessário mais nenhum sacrifício para o homem atual. Jesus se mostrou como o único caminho para se chegar ao Pai. Mesmo depois de sua morte, Ele ressuscita e vai para a sala do trono de Deus, intermediando o homem para com o Pai!

 

 

Projeto e Manutenção do Site

clauco@terra.com.br

Volta para página inicial