Mensagem do dia 05 / 11 / 2013: A vida se resume na simplicidade

Na verdade, todo homem anda numa vã aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará. (Salmos capítulo 39, versículo 6)
E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. (Lucas capítulo 12, versículos 15 a 21)
E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. (Lucas capítulo 9, versículo 58)

Jesus contou uma parábola aos seu discípulos, sobre aquele que vive a vida ajuntando bens e mais bens, e que ao final pensa que está protegido e pode folgar. Mas Deus diz que este logo vai morrer e o que fará com todos os seus bens e riquezas que acumulou?
Muitos procuram acumular riquezas como disse também o salmista, mas não sabem quem as levará! Com certeza quando morrerem não levarão nada consigo.
Todos estão correndo atrás de alguma coisa, um sonho, um objetivo, um alvo. Muitos almejam coisas complexas outros coisas mais simples. Mas no final das contas, as coisas simples é que importam realmente, é nelas que o homem encontra a felicidade e a realização plenas!
Jesus veio a este mundo e poderia ter vivido com toda a majestade, afinal era filho unigênito de Deus, mas nasceu numa simples mangedoura, trabalhou como qualquer outro de sua época, mas poderia ter sido o mais abastado e rico dos homens que já viveram na terra, mas preferiu a humildade para nos mostrar como é viver. Não tinha, como Ele próprio disse, lugar para reclinar a cabeça.
A cada dia que passa, ao analisarmos tudo o que acontece ao nosso redor, e principalmente tudo o que aconteceu no passado, reparamos que o importante mesmo da vida se resume na simplicidade, nas coisas simples estão as coisas boas! Jesus demonstrou em seu viver exatamente isso! E isto agradou ao Pai que em essência quer que os homens pensem dessa maneira também. Ah! o mundo seria tão diferente se os homens tivessem essa consciência de valores, se tivessem essas normas em seu viver: a violência e as guerras cessariam, as disputas por terras não teriam mais sentido nem razão. Tudo isso pode parecer utópico mas podemos fazer a nossa parte, tentando copiar o exemplo do Mestre Jesus! Afinal somos luz do mundo!

 

Mensagem do dia 09 / 11 / 2013: O essencial

Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, (1 Timoteo capítulo 2, versículo 5)
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; (João capítulo 11, versículo 25)
Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. (1 João capítulo 4, versículo 8)

Hoje em dia, principalmente no meio evangélico acontecem muitas discussões sobre as diferenças entre as igrejas. As discussões tudo bem são salutares, mas desde que não ultrapassem um certo ponto que é o da fraternidade entre as pessoas, pois criam pontos de atrito que não são boas práticas para os verdadeiros servos de Deus.
Como disse o filósofo e teólogo Agostinho: “Naquilo que é essencial, unidade; naquilo que é duvidoso, a liberdade; e em tudo, caridade”
Devemos nos basear nesses dizeres, e procurar saber o que é essencial para nós, nisso devemos realmente ter unidade, nos pontos restantes liberdade, mas sobretudo caridade, amor!
Nos versículos acima estão algumas da inúmeras coisas essenciais que aparecem na bíblia. Jesus é o único mediador entre Deus e os homens, isto é essencial. Quem crer em Jesus não morrerá a segunda morte, terá a vida eterna, isto também é essencial. Outro exemplo seria a oração, ela é essencial para o cristão, mas o modo de como orar já não é essencial, aqui pode haver divergências!
Cultuar a Deus é essencial, mas o local em que o culto é feito não! Pode ser numa grande construção, ou até num humilde barraco, o que realmente importa é o culto ao Senhor propriamente dito.
Baseados em tudo isso devemos procurar as coisas essenciais para que sejam realmente os fundamentos de nossa vida cristã, e no mais, no que diferirmos que tenhamos liberdade, mas com responsabilidade. Não rotulemos grupos de cristãos por causa de diferenças de pensamentos, só porque suas idéias não se encaixam com as nossas! O amor deve prevalecer em qualquer caso, pois Deus é amor.

 

Mensagem do dia 13 / 11 / 2013: A importância da oração

Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado. (Salmos capítulo 55, versículo 22)

Hoje em dia, com a correria diária, o homem muitas vezes não consegue fazer o mais importante: orar.
Vive preocupado com o presente e o futuro e esquece de colocar nas mãos de Deus todos esses cuidados diários, de lançar ao Senhor todas as suas preocupações, e com isso vem a ansiedade, o estresse, dentre outros problemas. É como uma bola de neve que aumenta, quando o Senhor simplesmente quer participar de sua vida, quer que entreguemos à Ele tudo o que nos preocupa e nos atormenta, por vezes até tirando o nosso sono reparador de que tanto precisamos. Além de se prejudicar também acaba prejudicando e atingindo aos que estão ao seu redor.
Jesus era visto orando em vários lugares e por diversas razões, o tempo todo. Sigamos Seu exemplo, demos à oração um lugar de destaque no nosso dia a dia. Reservemos um tempo para orar, concentradamente, sabendo que o Senhor é galardoador daqueles que o buscam, e dos que fazem a sua vontade, e não nos deixará sermos abalados.

 

Mensagem do dia 16 / 11 / 2013: Podemos todas as coisas?

Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Filipenses capítulo 4, versículo 12 e 13)

Podemos realmente todas as coisas? A bíblia não é um livro comum, ela deve ser lida sempre num contexto, analisando-se a história, o local, a situação apresentada naquele momento, e não deve ser separada uma linha ou versículo isoladamente, sem prestar atenção a estes itens do real contexto e usar-se a frase para se desenvolver toda uma idéia. Quando se ministra este versículo "posso todas as coisas" normalmente sugere-se que somos super heróis, que podemos comandar a Deus, podemos realmente fazer tudo o que quisermos, mas a verdade não é bem essa. Paulo estava falando em poder suportar todas as coisas como estar abatido ou feliz, ter abundância ou sentir falta e passar necessidades! Tudo isso ele podia por Cristo é quem o fortalecia!
É exatamente isso que o apóstolo queria dizer com este texto originalmente aos filipenses, e estendendo para nós hoje também. Não podemos comandar ao Senhor, Ele faz o que lhe apraz. Nós nunca podemos dar ordens ao Senhor. Podemos e devemos orar para pedir coisas ao Senhor, para termos uma comunicação com o Criador, para que nos sintamos ouvidos. Afinal Ele está atento para tudo o que precisamos, olhais os lírios do campo... os pássaros dos céus, Deus os supre o tempo todo, pois se preocupa com sua criação. E ao homem, que foi feito à sua semelhança, o que Ele não fará por ele? Mas tem que estar nos planos Dele e somente Ele sabe a hora de nos dar algo, ou mesmo de nos negar algo para o nosso bem, para o bem daquele que teme ao Senhor e confia na sua Palavra e em seu infinito poder, este poder sim, que realmente pode fazer tudo o que lhe aprouver! Nós não somos super heróis, nós nos devemos colocar e nos conscientizar que somos filhos de Deus! E podemos passar por várias situações tanto boas como ruins, pois Cristo nos fortalece de verdade!

 

Mensagem do dia 19 / 11 / 2013: Motivação

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; (Romanos capítulo 12, versículo 12)
Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. (Isaias capítulo 57, versículo 15)

Como é que um time de futebol com os mesmos jogadores e técnico e comissão pode jogar bem num campeonato e decepcionar sua torcida em outro torneio? A resposta está na motivação! Se o grupo estiver determinado e motivado tudo será mais fácil, os gols irão saindo, a torcida ficará contente, a imprensa elogiará, e assim por diante... Muito se fala de grandes técnicos de futebol que controlam bem os times e os tornam combativos por saberem motivar seus jogadores.
A motivação realmente é a mola propulsora para o nosso dia a dia. Estamos motivados com nossa vida, com aquilo que fazemos? Deveriamos estar, pois temos a Deus em nossos corações, sabemos que Ele quer o nosso bem e é galardoador daqueles que o buscam, que mandou o Espírito Santo para nos ajudar e aconselhar até o final dos tempos, temos a vida eterna para vivermos no futuro. O Senhor vivifica o abatido e o coração dos contritos! Tudo isso deve nos motivar e nos alegrar para prosseguirmos fazendo a vontade de Deus aqui na terra. Essa esperança que temos, deve nos tornar pacientes nas horas ruins, e muito alegres nas horas boas! Os grandes personagens da bíblia eram pessoas como nós, tinham suas fraquezas, mas numa coisa eles diferiam dos demais: a sua motivação estava no Senhor! E quando pensavam que eram fracos, eram fortes!

 

Mensagem do dia 23 / 11 / 2013: Quem é Deus?

Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
(Êxodo capítulo 3, versículos 13 e 14)

Moisés queria um modo de explicar quem era Deus para seu povo, então perguntara ao Senhor como fazê-lo, e Deus lhe disse que ele deveria dizer simplesmente: "Eu sou o que sou". Moisés não era sábio, não havia estudado filosofia e ciências para ter uma noção ou para entender a grandeza do que o Senhor estava lhe dizendo. Deus é a trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, que estavam juntos desde a criação deste mundo. Ele é o alfa e o ômega, o princípio e o fim! Deus não tem começo nem fim! Deus é a própria existência. Sem Ele nada do que existe, haveria. Ninguém o criou, Ele simplesmente existia! É muito difícil para o homem tentar entender exatamente tudo isso, todos esses termos que o Senhor estava tentando explicar a Moisés. Deus realmente não é como um de nós, suas criaturas, Ele é o Criador. E o homem com seu cérebro limitado não consegue compreender perfeitamente a grandeza do Senhor! Talvez toda essa dificuldade em se explicar quem realmente é Deus é que torna a sua existência realmente comprovada, pois Ele não é nada do que estamos acostumados a visualizar e a compreender, humanamente falando. Portanto Ele só pode ser realmente o Criador de tudo e de todos. A criatura não consegue explicar devidamente e exatamente quem é o Criador!

 

Mensagem do dia 26 / 11 / 2013: A moeda falsa

Recebemos este texto por e-mail e gostaríamos de compartilhar:

Um especialista em moedas falsas passava o dia estudando uma única moeda de ouro. Dias e dias, meses a fio. Sempre a mesma moeda. As pessoas ficavam curiosas para saber por que ele não escolhia outra, uma falsa, por exemplo, para descobrir o que estava errado. Mas ele não queria saber de outra.

Um dia alguém criou coragem o suficiente e perguntou ao especialista:

- Se o senhor é contratado para descobrir moedas falsas, por que só estuda essa moeda e nem olha para as falsas?

- Meu amigo - disse o estudioso - eu não preciso conhecer as moedas falsas. Se eu estudar bem a moeda verdadeira, cada detalhe, cada desenho, até tê-la gravada na minha memória e no coração, eu saberei reconhecer uma moeda falsa assim que puser os olhos nela, mesmo que seja uma diferença quase invisível, porque eu conheço a moeda verdadeira e não serei enganado jamais.

Assim deve ser o cristão. Se ele procurar conhecer a Cristo, estudar a Bíblia todos os dias e gravá-la no coração, saberá logo quando quiserem lhe empurrar uma falsa doutrina, uma "religião" nova. Ele conhece o Cristo Verdadeiro e não se deixa enganar.

"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João capítulo 8, versículo 32)

Autor desconhecido

 Veja mais ministrações e vídeos neste site

Projeto e Manutenção do Site

clauco@terra.com.br

Volta para página inicial