Mensagem do dia 02 / 09 / 2013: Xô ansiedade!

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
(Filipenses capítulo 4, versículos 6 e 7)

A tendência do homem natural é fica preocupado o tempo todo por tudo o que acontece e que poderá acontecer no futuro. Essa preocupação em demasia, só atrapalha sua vida, seu sono, seus planos, tudo! Mas Deus quer que não fiquemos ansiosos, inquietos por nada neste mundo! E essa inquietação, essa ansiedade sai com certeza quando levamos ao Senhor em oração para que Ele controle essa situação que tanto preocupa, que tanto atrapalha. Esta receita contra a ansiedade foi dada pelo próprio Deus ao homem. Jesus deveria em sua estada aqui entre os homens, ter sido a pessoa mais ansiosa deste mundo, pois Ele com certeza sabia de seu futuro, seria preso, iria ser flagelado e morto em uma cruz. Mas Jesus não demonstrou ansiedade em nenhum momento de sua vida! Ao se levar toda essa ansiedade para o Senhor através de oração, uma paz incompreensível vem e conforta o homem, seus pensamentos ficam mais tranquilos, seu coração não fica disparado. Este é o grande segredo dado por Deus para a ansiedade humana! Orar dá ao homem uma sensação de paz e afasta a inquietação, a preocupação.

 

Mensagem do dia 04 / 09 / 2013: Tarefas diárias

E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
(Lucas capítulo 10, versículos 38 a 42)
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. (Lamentações capítulo 3, versículo 25)

A vida, o labor diário muitas vezes nos deixa afadigados, ansiosos. Marta estava tão ocupada com seus deveres diários que deixou passar uma grande oportunidade para si, ouvir a sua palavra e aprender com tudo o que o Mestre tinha a dizer. Por outro lado, Maria, "escolheu a boa parte" ou seja, estava mais ligada às coisas espirituais e não perdeu sua chance de estar frente a frente com Jesus! Não devemos deixar que nossos dias passem e percamos as chances que o Senhor nos dá de honrá-lo, de aprender com Ele, de mergulhar no conhecimento de sua palavra que está na bíblia sagrada, pois foi para isso que ela foi concebida por Deus, para trazer boas novas ao homem! Deus é bom para aqueles que esperam por Ele, para aqueles que o buscam! Não deixe que as tarefas diárias o afastem de Deus! A porção do homem é se fartar do seu trabalho, usufruir de tudo o que faz, mas deve principalmente buscar ao Senhor, pois só isto é realmente necessário, para um bom viver!

 
Mensagem do dia 06 / 09 / 2013: Altos e baixos!

Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses capítulo 3, versículo 14)

Nossa vida tem dias bons e dias maus, altos e baixos. Será que isso não é normal? Tem gente que pensa que só porque servimos ao Senhor nada de mal pode nos acontecer. Mas isso não é a realidade, você pode constatar em sua própria vida. A não ser aquele que não está nem aí com Deus, essse tem a vida controlada pelo inimigo, aí não tem jeito. Mas o que entregou a sua vida nas mãos do Senhor, sabe que Ele está no controle de tudo e não é um fato pontual que muda sua situação, ou que demonstra que o Senhor não está com ele. Paulo o apóstolo, tinha sua vida dirigida por Deus, ouviu a voz de Jesus quando estava indo para Damasco e se transformou de perseguidor a perseguido, foi preso, açoitado, injustiçado por pregar o evangelho, teve dias muito difíceis. Mas ele olhava para o alvo, o objetivo que Deus tinha dado para seu viver, e percebemos em suas cartas que estava contente, louvava a Deus mesmo preso e acorrentado. Assim é que devemos viver também! Haverão dias bons e dias maus, com altos e baixos, mas o importante é o caminhar com Deus! É mais importante caminhar com Deus e observar o seu poder em nossa vida, do que ficar olhando e se preocupando com fatos isolados que ocorrem.
 
Mensagem do dia 11 / 09 / 2013: Caminhar com Deus

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. (Romanos capítulo 8, versículos 26 e 27)
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. (Hebreus capítulo 7, versículo 25)

É impressionante como Deus se move no nosso viver, intercede por nós na hora certa, nos dá o apoio que precisamos quando realmente estamos necessitados! Isto nos mostra como Deus realmente se importa conosco, e está sempre presente na hora em que mais precisamos, não nos abandonando no deserto, ou seja, nas horas ruins! Você pode ter ouvido e visto centenas de pregações da palavra de Deus, e mesmo tendo a certeza de que o Senhor falou com você, depois acaba esquecendo do que foi dito, esquecendo dos detalhes, ou mesmo de tudo. Mas quando você precisar daquela palavra, daquele incentivo que só o Senhor pode dar, tudo o que você ouviu e viu, começa a brotar na sua mente, como num passe de mágica, porque aquela é a hora de aplicar o conhecimento que Deus lhe deu outrora, num dia talvez até bem distante. É dessa forma que o Espírito Santo trabalha, nos faz lembrar das coisas que realmente importam e na hora certa! Isto nos incentiva a viver com Deus e a caminhar com Ele todo o tempo!
 

Mensagem do dia 12 / 09 / 2013: No que você está pensando? (parte 1)

O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más. (Provérbios capítulo 15, versículo 28)
Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.(Tito capítulo 3, versículo 2)
Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. (Tiago capítulo 3, versículo 13)

Está aí uma pergunta tentadora. Somos instigados, impulsionados a escrever qualquer coisa que nos venha à cabeça! O que vc tem postado no facebook, twitter ou outras redes sociais? No que você está pensando? Se você posta coisas que possam denegrir a sua imagem ou a de outra pessoa, se você escreve num linguajar torpe, se você escreve maledicências, palavrões, tome cuidado, policie-se! Como foi escrito em provérbios: nossa boca fala do que nosso coração está cheio! Modernizando esta citação, nós escrevemos nas redes sociais do que estamos transbordando em nossa mente. Devemos amar ao nosso próximo como a nós mesmos, foi o segundo mandamento mais importante que Jesus destacou para seus ouvintes, certa vez. Devemos demonstrar mansidão para com todos, não importam suas posições em certos assuntos, sejamos sábios! Demonstremos que somos filhos de Deus, usando de mansidão para com todos. Então cuidado com o que você escreve nas redes sociais.

 
Mensagem do dia 13 / 09 / 2013: No que você está pensando? (parte 2)

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filipenses capítulo 4, versículo 8)

Há um velho ditado que diz: mente vazia é oficina do diabo. Mas não é somente mente vazia, mas a cheia também pode nos atrapalhar, se estiver com o conteúdo errado. Tudo o que pensamos acaba alterando nosso ânimo, nossa motivação. Se pensamos em coisas tristes ficamos igualmente tristes. Se pensamos em coisas motivantes ficamos mais elétricos, dinâmicos e ativos. Nossos pensamentos então fazem com que o nosso corpo traduza tudo em ações, refletindo em nossa alegria ou tristeza, em nosso caráter, em nosso estado de espírito. O apóstolo Paulo nos diz nesta carta que devemos pensar em coisas que sejam verdadeiras, que tenham virtude, e que não devemos portanto pensar em coisas falsas e ruins. Os pensamentos realmente mexem e muito com nosso bem estar. Quem já não ficou pensando e se preocupando demasiadamente em determinado assunto e depois viu que não era nada daquilo? E que acabou se desgastando e se estressando por nada? Devemos ocupar a nossa mente com tudo aquilo que possa edificar, com tudo o que possa fazer bem a nós mesmos! Procure ler, ver, ouvir coisas boas, não coisas que possam deixá-lo mal, com baixo astral como dizem. Filtre tudo o que passa em sua mente, e não a ocupe com coisas ruins!
 
Mensagem do dia 16 / 09 / 2013: No que você está pensando? (parte 3)

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
(Salmos capítulo 139, versículos 23 e 24)

Medite nestas palavras que o salmista cantou: sonda-me e conhece os meus pensamentos. Embora nem precisemos pedir algo assim, porque Deus realmente sabe dos nossos pensamentos antes até de falarmos sobre eles, mas isto mostra ao mundo espiritual que queremos que o Senhor tome conta de nós, inclusive de nossos pensamentos. Será que o que pensamos realmente agrada a Deus? Pensamentos são como caminhos, e podem nos levar a lugares e a momentos bons, ou então a lugares e a momentos maus! Se queremos ser guiados para o caminho eterno, o caminho de nossos pensamentos devem agradar ao Senhor, pois esta é a nossa garantia de que estamos na direção certa. Muitas vezes não conseguimos reconhecer se o caminho que estamos trilhando é bom ou mau, é por isso que o salmista estava pedindo ao Senhor que conhecesse os seus pensamentos, para tirá-lo de caminhos maus!
 

Mensagem do dia 23 / 09 / 2013: Sabedoria

Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,
Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;
Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,
Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.
Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.
Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade,
Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos. (Provérbios capítulo 2, versículos 1 a 8)
E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. (Tiago capítulo 1, versículo 5)

O homem não pode viver bem se não tiver o temor do Senhor! O que significa isso? Que ele não vai ter uma vida plena e satisfeita se não respeitar a Deus! O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria! Salomão nestes provérbios pedia a Deus sabedoria, pois tinha certeza que com ela viria o conhecimento de Deus e conseguiria respeitar mais ao Senhor e entender os seus caminhos. Salomão era rei e precisava de Deus para governar. Nós não somos reis, e nem temos que governar uma nação inteira, mas temos a nossa vida a governar, a dirigir, a andar no caminho adequado para que tenhamos sucesso, e para tanto precisamos de Deus, da sabedoria que vem do alto para conseguirmos trilhar bem os nossos caminhos! Devemos pedir sabedoria a Deus, assim como fez Salomão. A sabedoria preservará o nosso caminho, a nossa vida. Num mundo atual tão competitivo e ligeiro, temos que ter a sabedoria de Deus para tomarmos decisões acertadas, pois as consequências de nossas decisões, de nossas atitudes é que farão com que nossas vidas caminhem bem.

 

Mensagem do dia 24 / 09 / 2013: Você está feliz?

Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
(Filipenses capítulo 4, versículos 11 a 13)
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; (Mateus capítulo 5, versículo 10)
Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados. (Salmos capítulo 84, versículo 5)
O que atenta prudentemente para o assunto achará o bem, e o que confia no Senhor será bem-aventurado. (Provérbios capítulo 16, versículo 20)
Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma. (Provérbios capítulo 16, versículo 17)

O mundo quer que busquemos a felicidade de qualquer maneira. As propagandas, os comerciais e anúncios sempre querem nos vender algo para que fiquemos felizes. Paulo mesmo estando já em idade avançada, tendo sofrido bastante como apóstolo, parecia muito satisfeito e feliz, parecia estar contente mesmo depois de ter passado por tantas situações difíceis! Que coisa mais maluca e difícil de se compreender! Como pode alguém ser feliz e satisfeito tendo passado por tantas provações, perseguições, prisões e açoites? Paulo podia todas coisas em Cristo que o fortalecia!
Jesus mesmo se mostrava sempre feliz e satisfeito, mesmo tendo nascido numa manjedoura, vivido num lar pobre, trabalhado duro como carpinteiro, não tinha posses e bens, tinha sido perseguido pelos fariseus, seguidores de sua própria religião, e Ele sabia de antemão tudo que iria acontecer em seu futuro, que iria sofrer e morrer injustamente numa cruz. Jesus sabia seu final nesta terra e mesmo assim vivia feliz! Sua felicidade vinha de Deus! Nós devemos nos espelhar nestes exemplos de vida, do apóstolo Paulo, e principalmente de Jesus, para ficarmos contentes com o que temos! Mesmo que seja pouco ou muito, o que temos não são as verdadeiras razões de sermos felizes, mas sim porque temos em Deus a nossa força e que seremos bem aventurados, ou seja felizes, e o reino dos céus será nosso, pois Jesus ensinou isso! Aí está a verdadeira felicidade! A que não depende dos bens, nem das situações pelas quais passamos, mas depende de estarmos confiantes na força de Deus, que nos conduz pela vida por caminhos retos, e como diz o salmista, desviando-nos do mal e preservando a nossa alma para a eternidade!
Este realmente é o motivo para ficarmos felizes em toda e qualquer situação! Essa esperança de que a vida eterna alcançaremos!

 
Mensagem do dia 26 / 09 / 2013: A vida nos ensina muita coisa

Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
(Filipenses capítulo 4, versículos 11 e 12)
Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; (Colossenses capítulo 1, versículo 10)
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (2 Timóteo capítulo 4, versículo 7)

Percebam como Paulo tem grande humildade em dizer que aprendeu a contentar-se com o que tem! Isto mostra que antes, ele não pensava dessa maneira. A vida realmente ensina muitas coisas para nós, temos é que ficar espertos para aprender e não deixar que seus ensinamentos passem desapercebidos por nós. As experiências que temos todos os dias, nos levam depois de reflexões sobre elas, a nos deixar mais maduros e conscientes de tudo o que nos cerca. Paulo havia passado por momentos bons e ruins. Primeiro estudou nos melhores lugares do mundo romano, e era tratado como um benfeitor por todos os seus compatriotas enquanto perseguia aos cristãos. Depois de ouvir a voz de Jesus, no caminho para Damasco, se converteu ao cristianismo e de perseguidor passou a ser perseguido. Num primeiro momento até os cristãos achavam que era um espião infiltrado no meio deles, e somente muito depois conquistou a confiança destes, afinal pelos frutos se conhece a árvore, pelos seus frutos conheceram as suas boas obras e que somente alguém com conhecimento e comunhão com Deus poderia realizá-las! Paulo porém, nessas linhas escritas aos filipenses, demonstra um grande amadurecimento na fé em Deus, no poder do Senhor sobre a sua vida! Ele sabia tanto andar na fartura como na necessidade. Ele não ficava dando especial atenção aos acontecimentos, mas sim no seu trabalho como evangelizador, era isso o que realmente importava, ele não perdia o foco em seu viver, aprendia com as situações, passava por elas com a ajuda do Senhor e, seguia em frente para o alvo, combatendo o bom combate, e guardando sua fé!

 Veja mais ministrações e vídeos neste site

Projeto e Manutenção do Site

clauco@terra.com.br

Volta para página inicial